Sobre mim

MARISA 29.08 006.jpg

Ciao, ragazzi!

Meu nome é Marisa. Me formei em Relações Públicas pela UNESP em Bauru, São Paulo. Sempre tive o sonho de morar por um tempo fora do Brasil. Por ter descendência italiana e alguns familiares que moram na Itália, a escolha do país aconteceu de forma natural.

 

O plano era: ficar um ano na Itália, em Milão, fazer um curso de especialização, trabalhar e voltar para o Brasil. Bom, eu fui, fiz meu curso, trabalhei muito, passei alguns (muitos) perrengues, e me apaixonei por esse país, pela sua língua, pela sua cultura e pelos seus habitantes. E lá se foram longos (ou curtos) sete anos, muitas histórias, muitos amigos, um filho e muito trabalho!

Comecei a me dedicar seriamente ao estudo do italiano em 2005. Fiz as provas de proficiência da Università per Stranieri di Siena, e depois me dediquei à preparação mais específica, que foi o curso “Didática do Italiano para estudantes universitários”, sempre na Università per Stranieri di Siena. Comecei a dar aulas de italiano, já na Itália, na escola onde me matriculei para estudar italiano, uma escola que recebia quase exclusivamente alunos japoneses. Uma história longa e divertida que posso contar para vocês em vários capítulos, em italiano, é claro!

Em 2009, eu, minha família e meus livros decidimos voltar para o Brasil. Escolhemos como nossa nova cidade Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ribeirão Preto tem muitos descendentes de italianos, e foi aqui, no calor dessa cidade, que (re) comecei a dar aulas de italiano em algumas escolas. Em 2015 decidi dar “o grande passo”, abrir a minha escola!

Assim nasceu a “Attraversiamo”, essa semente que criou forma. Hoje a escola já tem muitos alunos, um espaço aconchegante e sempre um cafezinho pronto para receber os alunos/amigos!

O nome da escola

Uma grande amiga, a Cris, uma excelente professora de italiano, em 2016 (suas mensagens são do dia 11 de novembro), sugeriu o nome. Me falou sobre o fato que os alunos geralmente fazem um curso de italiano não só para aprender o idioma.

 

Aprender italiano é muito mais do que aprender uma língua, a pessoa quer absorver toda a cultura italiana. E é fundamental que o aluno entenda que isso implica uma “travessia”, e que esse é um percurso longo e lento. Não é fazendo um curso relâmpago que alguém começa a falar italiano, é um processo. Não é só pensar no ponto de chegada. Todo o percurso é importantíssimo, então o “durante” também é enriquecedor, divertido e, muitas vezes, desafiador.

E foi dessa palavra, “travessia”, que nasceu a ideia da logomarca, que é uma ponte, com vários tijolinhos construindo a nossa passagem de uma língua para a outra. Chamei uma outra grande amiga, a Naira, para me ajudar na construção da marca. Pensamos nisso, nessa ideia de atravessarmos juntos essa ponte, por isso o verbo está na primeira pessoa do plural, “nós”; atravessar todas essas etapas, com alegria, leveza, vinho, comida, conversas...

Sobre o site

A ideia do site também não é só minha: tenho uma outra grande amiga, a Amanda, que está me ajudando nesse projeto! Satisfazer uma necessidade dos alunos que muitas vezes sentem falta de falar italiano ou ter contato com a língua fora da sala de aula. Queremos trazer conteúdos breves mas enriquecedores, dicas, lembretes, sugestões de livros, filmes, músicas, materiais.

 

Então, o convite está feito: Attraversiamo?